quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CONTINUAÇÃO *2

Produção de argamassa com bomba de projeção

No Brasil, os revestimentos à base de argamassa, industrializada ou não, são aplicados, em geral, de forma manual. Trata-se de uma etapa em que a qualidade e produtividade do revestimento dependem bastante da mão-de-obra, apresentando alta variabilidade e altos índices de perdas. Muitas vezes, torna-se um gargalo da obra. A produção de revestimentos de fachada muitas vezes é um gargalo na produção da edificação, refletindo-se no prazo de execução.
Para melhorar o desempenho da produção, as empresas adotaram o uso de projetores mecâ nicos. Porém ainda é necessá rio avaliar o desempenho do sistema de produção como um todo e não apenas do equipamento.
Bombas de argamassaAs bombas de argamassa (figura 1) são utilizadas no transporte e aplicação mecanizados de argamassa para a produção de revestimento. Elas conduzem o material sob pressão do tanque da bomba até a pistola, por um mangote, e o compressor de ar projeta a argamassa.
Há bombas de argamassa em uso em Salvador, Curitiba e Brasí lia. Também estão sendo testadas por construtoras de Porto Alegre. Mas existe também no mercado um equipamento mais simples, o projetor com recipiente acoplado (canequinha), mais conhecido em São Paulo. O pequeno recipiente é abastecido pelo operá rio no estoque de argamassa fresca, sendo necessá rio parar a projeção para recarregá-lo. A argamassa é projetada em forma de spray por orifí cios.
Bomba e projetor com canequinha são dois modos de projetar argamassa, com diferentes graus de dificuldade, benefí cios e produtividade.
Tipos de argamassaA escolha da argamassa para aplicação mecâ nica deve considerar as características do equipamento de projeção e do compressor de forma conjunta. A argamassa para bombas possui características especiais para evitar o entupimento do mangote e a reflexão do material. A bombeabilidade é influenciada por características da pasta aglomerante (como teor e tipo), pela quantidade de ar incorporado e por características dos agregados (como granulometria, textura e morfologia). Em função do grande controle necessá rio à produção da argamassa, na sua produção, é comum as empresas preferirem argamassa industrializada.
Já a argamassa empregada na canequinha de projeção pode ser industrializada ou produzida em obra. No entanto, deve ter características que impeçam o entupimento do projetor e a reflexão do material. A possibilidade de usar argamassa produzida em obra pode ser uma vantagem desse sistema, porém é muito dependente da mão-de-obra.
Desempenho dos sistemas com bombaO desempenho de sistemas de produção de revestimento com bomba foi avaliado e comparado ao de sistemas convencionais em dois estudos realizados pelo Norie/UFRGS com apoio da Comunidade da Construção de Porto Alegre. Os dados completos desses estudos podem ser encontrados nas dissertações de mestrado de Paravisi (2008) e Costa (2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário