quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Como funciona


Seu funcionamento é muito complexo, mas podemos dizer que está baseado em acionar dois pistões para funcionarem alternadamente. Enquanto um se enche com o concreto proveniente do caminhão betoneira, o outro se esvazia, empurrando o concreto para a tubulação de saída.



Dependendo do seu modelo, as bombas podem ser montadas sobre o chassi de um caminhão, ou serem do tipo rebocável, seguindo para a obra engatada em outro veículo.





*Antes de iniciar
O bombeamento deve ser precedido de uma lubrificação da linha de tubos por meio de uma argamassa constituída de cimento e areia na proporção de 1:2 (para cada quilo de cimento deve-se adicionar dois quilos de areia) e na quantidade de 25 litros de argamasssa por cada três metros de tubulação (com bitola de aproximadamente 125 mm ou 5 polegadas). Deve-se tomar o cuidado de não se utilizar esta argamassa nos elementos estruturais do edifício, caso contrário compromete-se a estrutura do prédio, podendo ocasionar sua destruição.
Ao iniciar o bombeamento deve-se, anteriormente, fazer uma inspeção visual na linha de tubos fixa na obra, para verificar se não existem elementos estranhos no interior da tubulação, se não há juntas soltas ou canos furados.
Na montagem de tubulação fixa na obra, as paredes dos tubos deverão ter espessura suficiente para suportar a pressão do concreto. A não observância de tais itens pode ocasionar sérios danos ao equipamento e aos usuários.

*Durante a operação
A manutenção do equipamento obedece às determinações do fabricante. O concreto deve ser bombeável, ou seja, na forma semipastosa, caso contrário entope a bomba causando danos irreversíveis ao equipamento. Seus componentes — concreto, areia e cimento — não podem se separar por segregação (movimento impulsionador de alta pressão utilizada pela bomba), o que causaria entupimento e interrupção do bombeamento. O fornecimento do concreto deve ser bem programado para que não haja interrupção do processo. As linhas de tubo devem ter extensão menor possível e o mínimo de curvas, para melhorar o rendimento do trabalho, devem ter apoios eficientes para que as juntas e conexões não se abram, normalmente anéis de ferro com junção dupla.


*Após finalizar a operação
Após o término do bombeamento, os tubos devem ser bem limpos. Para tanto, usa-se água sob pressão em local apropriado, pois o concreto além de ser um agente isolante é prejudicial à natureza.
Nesse caso pode-se reutilizar o concreto após a devida fragmentação no contra-piso da construção, removendo-se quaisquer detritos ou incrustações que poderiam, em outra concretagem, criar resistência ao deslocamento do concreto.

Um comentário:

  1. Thatyane, é necessaria a limpeza da tubulacao de concretagem durante o processo. Por exemplo durante uma concretagem que leva por volta de 6 horas, sem intervalos. mesmo assim eh necessario um intervalo entre um caminhao e outro de concreto para a limpeza da tubulacao? Obrigada Marcia

    ResponderExcluir